Skip links
Blue Solution é destaque no Anuário Origem 2023

Construindo Convergências e Soluções*

*texto publicado no Anuário Latam Origem 2023

 

“As empresas brasileiras estão, cada vez mais, entendendo que para defender os seus interesses é muito mais importante agir de forma preventiva, antes de que qualquer medida seja definida, do que agir depois, como era o comum, tendo que chamar bombeiros para apagar o fogo quando ele já está instaurado, tornando o procedimento muito mais difícil”. 

 

É nisso o que acredita o ex-senador e ex-ministro Romero Jucá, um dos mais respeitados operadores políticos do país, e que o motivou a criar a Blue Solution, uma agência de inteligência governamental que oferece soluções nas áreas de advocacy e relações governamentais sob medida para empresas, associações setoriais e entidades da sociedade civil organizada.

 

Para Jucá, com um governo de centro-esquerda e um congresso que em sua maioria está na centro-direita, o Brasil vive hoje um desafio no ambiente político e institucional: construir campos de convergências importantes para balizar o debate público e o entendimento entre ideologias e visões de mundo distintas. Uma defasagem de visão política e ideológica que precisa ser trabalhada. 

 

É o tipo de situação da qual, por muito tempo, as empresas e setores econômicos buscaram manter distância, mas da qual não se pode mais fugir. Independentemente das visões de um grupo ou de outro, as empresas brasileiras, cada vez mais, precisarão interagir com o governo e o congresso. 

 

“A economia brasileira ficava muito distante do debate político, só que é no debate político que se estabelecem as condições econômicas nas quais os negócios vão operar. É na política que se define como as pessoas vão viver, os impostos que você vai pagar, se o ciclo da economia será apertado ou afrouxado. Claro que existem estudos técnicos que vão subsidiar essas decisões, mas é o balizamento político construído na convergência dos saberes que define o futuro e o presente”, reforça o CEO da Blue Solution.

 

Como parte do ecossistema do mercado de relações governamentais, a Blue Solution tem no diálogo, no entendimento e na busca de convergência uma base importante da sua atuação que busca construir soluções duradouras e que dão resultado para quem atua dentro desta ótica. “Todo mundo paga conta da política, na ação do governo, então é importante que todos possamos debater e contribuir para que a conta seja menor para todos”, diz Jucá. 

 

Para o ex-ministro, quando as empresas e associações fazem o trabalho de relações governamentais, elas ajudam o governo a errar menos e portanto a acertar mais. Por isso também que hoje, Jucá vê a política muito mais aberta para escutar, de forma transversalizada, as propostas, queixas e demandas do setor privado. 

 

“As empresas, que antes não se organizavam para pagar a conta, agora se organizam para debater que tipo de intervenção pode ser realizada no campo político antes que se gere uma determinada conta ou obrigação para aqueles setores da economia”, reforça.

 

Os Diferenciais da Blue Solution

A escolha por se denominar uma agência de inteligência governamental e não uma consultoria de relações governamentais tradicionais tem razão de ser. A Blue Solution não se limita ao trabalho “commodity” da área de relações governamentais. 

 

Ela faz monitoramento, análises de cenário, mapeia stakeholders e toda a oferta de serviços tradicionais de uma consultoria tradicional. “Mas, o que nos diferencia é que junto com a nossa equipe de especialistas, eu consigo construir uma solução sob medida para cada cliente e atuar no convencimento dos atores que participam desse processo decisório de que a solução proposta representa um caminho interessante e bom para todo mundo”, diz Jucá. 

 

“Como estive por muitos anos do lado de lá, a gente sabe as linhas de raciocínio e de andamento dos procedimentos, e isso nos dá uma vantagem de saber o que esperar do interlocutor com quem a gente está tratando do outro lado”. 

 

Todo esse conhecimento acumulado ao longo de décadas de vida pública, ajudam Jucá e seu time na Blue Solution a otimizar os esforços dos seus clientes. Primeiro, entendendo quais são as suas demandas e interesses legítimos, para depois construir uma solução que, antes de tudo, seja factível e tenha chances reais de ser aprovada ou que seja regulamentável, sempre dentro do escopo de interesse da empresa que nos contratou. 

 

Outra característica importante da agência de inteligência governamental é que, uma vez que ela seja contratada por um cliente de determinada área, ela não aceita trabalhar para outras empresas do mesmo setor, justamente para não incorrer em riscos de conflitos de interesse.

 

Com uma equipe de 20 profissionais e escritórios em Brasília e São Paulo, Romero Jucá diz que a Blue Solution está consolidando a sua estrutura para que ela possa atuar com mais força também nos mercados do Sul e do Nordeste, sempre trabalhando na busca por realizar o desejo do cliente. 

 

“Minha longa experiência no congresso e no executivo em busca de convergência me dá uma boa visão de como construir os caminhos para atingirmos o objetivo do cliente. Por isso que hoje a Blue é uma referência. Posso dizer que as empresas que trabalham com a Blue Solution ficam satisfeitas e isso nos deixa muito felizes”, concluiu Romero Jucá.

Nosso site utiliza cookies 🍪 para melhorar sua experiência na web. Leia mais em nossa Política de Privacidade.