Brasil Export 2023: Romero Jucá fala das etapas da Reforma Tributária
O setor produtivo do país está de olho na Reforma Tributária. A proposta de Emenda Constitucional avançou na Câmara Federal mas ainda vai passar pelo Senado Federal. Porém, este é só o primeiro passo para as mudanças. E o consultor- chefe da Blue Solution, Romero Jucá, falou sobre o tema no painel do Brasil Export 2023.
O Brasil Export 2023 reuniu seus conselheiros, seus patrocinadores e várias autoridades para debater o cenário futuro do país. E o consultor- chefe, Romero Jucá, esteve no debate sobre os impactos da Reforma Tributária no setor de infraestrutura.
Assim, na sua fala, ele lembrou que existe um longo caminho legislativo para concluir a Reforma. Mas, na sua opinião, até o fim deste ano, o Senado deve aprovar o texto da Emenda Constitucional. E isso é o só o passo inicial de todas as mudanças que a Reforma deve gerar.
“Após isso, vamos tratar das leis complementares e assim, definir as alíquotas, as isenções e os outros temas. Mas depois, vamos ter as medidas provisórias e as portarias da Receita Federal. Ou seja, há um campo de trabalho muito forte para todos que querem ajudar a melhorar o sistema”.
Brasil Export 2023: Romero sugere um limitador para a carga tributária
Na sua fala, Romero Jucá explicou que alguns pontos do texto merecem maior atenção. Desta forma, ele tratou do aumento da carga tributária para alguns setores. “Nós tratamos com o relator, o senador Eduardo Braga, sobre isso. Porque, pelos cálculos do Senado, a carga tributária do consumo é cerca de 14% do PIB. Então, se tiver um limitador, a gente pode reduzir a alíquota geral”.
Apesar dos desafios, ele avalia que a Reforma será positiva para o desenvolvimento econômico e social do país. “Eu tenho debatido em todo o Brasil esses assuntos. E eu estou muito otimista porque o cenário é favorável para as mudanças. Então, eu acredito que o Brasil vai crescer, vai gerar empregos e assim, a vida do brasileiro vai melhorar”.
Saiba Mais
O Brasil Export é o maior movimento do setor de logística, de infraestrutura e de transportes no país. Este ano, o evento contou com a participação de 600 pessoas e exibiu ao vivo, todos os debates. Os conteúdos estão no site oficial do Fórum.