
Fórum CB: Romero Jucá fala sobre novos desafios para o agronegócio no país
O Fórum CB (Correio Braziliense), realizado nesta terça-feira (25), reuniu autoridades, empresários e representantes do setor produtivo nacional para debater o Cenário dos Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro.
Desta forma, um dos objetivos do evento foi envolver diversos setores da sociedade na discussão de como os investimentos estrangeiros podem contribuir com o desenvolvimento do agronegócio nacional e os desafios para tornar o país cada vez mais atrativo e seguro para os investimentos internacionais, conforme destacou o vice-presidente Institucional e Comercial do Correio Braziliense, André Lamounier.
“O exercício do debate é papel fundamental de um veículo de comunicação como o nosso. Por isso, queremos estar na vanguarda da promoção de discussões que gerem conteúdo com credibilidade, reputação e conexão”.
O Fórum foi organizado em três painéis temáticos. Desta forma, o encontro abordou questões sensíveis como a insegurança jurídica para o estrangeiro investir no Brasil. O consultor- chefe da Blue Solution, Romero Jucá, foi um dos convidados para o debate.
Ele participou do primeiro painel com o tema Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro e trouxe dados relativos ao potencial da atividade no país. Para contribuir com a discussão sobre o tema, Romero Jucá lançou provocações sobre a importância do país avançar como uma referência mundial de sustentabilidade.
“A sustentação ambiental hoje é o equilíbrio econômico. Portanto, só haverá sustentabilidade se for um bom negócio salvar o planeta. Aliás, eu digo sempre que o melhor negócio do mundo para o futuro será salvar o planeta. Então, cabe ao Brasil dar esse novo foco. Desta forma, nós temos que estar ditando essa relação econômica e não sermos punidos, ou cobrados por conta do que a gente deixa de fazer. Nós temos que tomar a frente nisso tudo”.
Fórum CB: Romero Jucá apresenta sugestão para a meta do carbono zero
Em sua fala, o consultor- chefe Romero Jucá, também destacou as mudanças econômicas mundiais. Segundo ele, fatores como as medidas de mercado adotadas pelo presidente Donald Trump, abrem novas possibilidades para a produção nacional.
Ele pontuou que a Europa compra, hoje, 13% da produção de alimentos do país. E que este bloco econômico deve ditar as novas exigências ambientais no mundo. Para isso, Romero Jucá apresentou uma proposta que pode ajudar a cumprir essas exigências.
“A nova legislação do crédito de carbono prevê a compensação também em áreas públicas. Então, fica aqui a provocação: por que, por exemplo, a gente não compensa a emissão dessa produção com áreas indígenas demarcadas, que são áreas da União, ou seja, são áreas públicas?”.
Conforme o consultor- chefe da Blue Solution, isso faria com que toda a produção agrícola brasileira exportada para Europa, fosse compensada. “Volto a dizer: nenhum país do mundo tem a condição de player ambiental que o Brasil tem. O Brasil tem 14% de Terras Indígenas demarcadas hoje e aproveitar isso seria uma pegada totalmente diferente”.
O painel Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro contou ainda com a participação dos jornalistas do CB, Denise Rothenburg e Carlos Alexandre de Souza, além do deputado federal Pedro Lupion, que preside a Frente Parlamentar de Agricultura e do senador Irajá Silvestre.
Os debates do Fórum CB estão disponíveis no canal de Youtube do Portal. Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.