Economia Verde: Eco Invest Brasil abre um mundo de possibilidades
O Governo Federal brasileiro deu mais um passo na implantação da sua agenda de Economia Verde. O lançamento do Programa de Mobilização de Capital Privado Externo e Proteção Cambial, o Eco Invest Brasil, que já havia sido anunciado pelo Ministro Fernando Haddad, dias atrás, ganhou destaque na mídia nacional.
De forma geral, o programa busca atrair investimentos estrangeiros para financiar projetos nacionais de transição energética e sustentabilidade. Porém, entre as principais vantagens está a criação de um modelo de garantias para apoiar a liquidez e evitar as perdas cambiais.
A proposta é positiva. Porque o Brasil tem potencial para fazer a sua agenda de economia verde se transformar em um dos seus principais ativos econômicos, gerando a inovação, mais emprego e renda.
A proposta do Eco Invest, por exemplo, reúne diferentes agentes governamentais que, em outros cenários, tinham discursos e atuações antagônicas. Nele, há a união de interesses do Ministério do Meio Ambiente e da Economia, o que é um sinal positivo para que as ações previstas avancem.
Economia Verde: a proposta ainda deve passar pelo Congresso Nacional
A agenda da Economia Verde tem ganhado destaque nas ações governamentais e deve ser um tema que também estará presente este ano, no Congresso Nacional.
Senado e Câmara, por exemplo, ainda estão analisando propostas que tratam da transição energética e da descarbonização. E por mais que o assunto ainda encontre resistência por parte de alguns membros das Casas Legislativas, figura entre uma das prioridades nacionais, considerando que o país vai sediar em 2025, a COP 30, um dos maiores eventos globais sobre o tema.
Da mesma forma, o Eco Invest também depende da aprovação do Congresso Nacional. Conforme anunciado pelo Governo, o programa será oficializado com a edição de uma Medida Provisória. Portanto, depende ainda da anuência dos deputados federais e senadores para se tornar uma política econômica efetiva. Porém, as perspectivas são positivas.
Mercado Promissor
A Economia Verde carrega consigo números animadores. Segundo um levantamento feito pela IstoÉ Dinheiro, ainda em setembro do ano passado, as perspectivas apontavam que os investimentos em Economia Verde significavam a entrada do Brasil em um mercado global que deve movimentar cerca de R$ 9 trilhões até 2030.
Além disso, é um mercado com potencial para gerar 15 milhões de empregos em toda a América Latina. Por isso, é um tema que a Blue Solution está acompanhando de perto, para identificar oportunidades e soluções vantajosas para os nossos clientes.
Por Romero Jucá, consultor-chefe da Blue Solution