Brazil Investment Forum 2024: a sustentabilidade segue em pauta
Pelo segundo ano consecutivo, representei a Blue Solution no encontro Lide Brazil Investment Forum, que acontece anualmente na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Organizado pelo grupo Lide, o Brazil Investment Forum 2024 reuniu empresários e lideranças políticas na discussão sobre o futuro do país. E assim como na edição passada, os desafios para conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental dominaram os discursos.
Nesse contexto, o desastre ambiental que afeta a população do Rio Grande do Sul ganhou destaque. Até porque as dimensões dessa tragédia são imensas e continuam aumentando.
Neste momento, por exemplo, as inundações, por exemplo, atingem 467 municípios. O Estado mantém 68.345 pessoas em abrigo, um número que já foi maior. No entanto, algumas pessoas já estão retornando para suas casas. Porém, outras 581.633 pessoas seguem desalojadas.
Ainda conforme os dados da Defesa Civil do Estado, os efeitos da inundação histórica afetam mais de 2 milhões de habitantes, com reflexo em toda cadeia produtiva gaúcha que responde por 6% do PIB nacional.
Por isso mesmo, várias lideranças incluindo o ex-presidente Michel Temer, colocaram em debate a necessidade do país adotar medidas de prevenção aos desastres ambientais, bem como o enfrentamento aos seus efeitos.
Aqui mesmo neste espaço, eu tratei na semana passada, sobre a importância do Brasil criar um fundo de enfrentamento aos Desastres Ambientais. E pelo que vimos nesta edição do Lide, essa é uma proposta compartilhada especialmente, entre os governadores que estiveram presentes.
Brazil Investment Forum: a defesa do potencial produtivo nacional
A discussão sobre as questões ambientais também apareceram na fala de outros participantes, como a senadora Teresa Cristina.
Ela fez questão de destacar a contribuição do agronegócio para a economia nacional, como uma atividade altamente sustentável. Segundo a senadora, o agronegócio nacional não pode ser culpabilizado por todas as catástrofes do país. E eu concordo com ela.
Avaliando as proposições apresentadas nos dois anos em que participo do evento, fica claro que o Brasil tem um grande desafio pela frente que é o de seguir adequando a sua produção econômica a um cenário cada vez mais exigente em relação às questões ambientais.
Ano passado, eu tive a oportunidade de contribuir em um plenária sobre a sustentabilidade e destaquei que salvar o planeta é o negócio do futuro. Uma máxima que segue atual e para a qual temos que olhar com atenção, pelas oportunidades que esse caminho pode gerar.
Desta maneira, o Brasil poderá se firmar como uma grande potência da economia verde mundial. O que é importante para minimizar os impactos ambientais, reduzir os riscos de novos desastres naturais e principalmente, para a geração de novos empregos em todo o país.
E a edição deste ano do Brazil Investment Forum mostrou que essa discussão está cada vez mais presente na pauta dos empresários e de grandes lideranças brasileiras. Isso é um indicador positivo de que poderemos avançar na rota da sustentabilidade, gerando como resultado o desenvolvimento econômico e social do país.
Por Romero Jucá, consultor -chefe da Blue Solution